04/11/2009 Cientistas já sabem qual o limite para a velocidade dos processadores

Cientistas encontraram limite fundamental para a velocidade dos processadores. Mesmo com o surgimento dos computadores quânticos, daqui a 75 anos a sua velocidade máxima de processamento será atingida.

Bolachas de silício. Computação quântica. Processadores baseados em luz. Seja qual fora a tecnologia utilizada, os cientistas avisam que, em determinada altura, a velocidade máxima que os processadores conseguem dar vai ser atingida. Independentemente, do hardware e software utilizados.

Dois investigadores da Universidade de Boston , Estados Unidos, elaboraram uma equação que estabelece o limite fundamental para as velocidades da computação quântica. De acordo com os estudos de Lev Levitin e Tommaso Toffoli, um computador quântico perfeito consegue fazer mais 10 quadriliões de operações por segundo do que o mais rápido dos processadores actuais. Estimam que a sua velocidade máxima seja atingida daqui a 75 anos.

Outros, incluindo o professor Scott Anderson, do MIT , acreditam que, mesmo com o surgimento dos computadores quânticos, a Lei de Moore pode acabar em apenas 20 Anos.




Digg it StumbleUpon del.icio.us

0 comentários:

Postar um comentário

poste aqui seus comentarios

 
Copyright 2010 Hacking The World