04/11/2009 Governo dos EUA alerta para spyware em celulares Blackberry

O US-CERT, agência de segurança online do governo norte-americano, divulgou um aviso oficial sobre um recém-lançado programa de spyware (disponível gratuitamente) que transforma os telefones BlackBerry em dispositivos de escuta.

Uma vez que o programa PhoneSnoop é instalado no celular a ser vigiado, a simples ligação de um número de telefone "gatilho" (pré-definido) é o necessário para ativar a função sem o conhecimento do usuário, sendo possível, então, escutar tudo o que é falado próximo ao aparelho.

O site The H Security conta que a intenção do criador do programa, Sheran Gunasekera, quando o desenvolveu, foi a de apontar os perigos da utilização descuidada dos aparelhos. Escrito em linguagem java, o PhoneSnoop não se esconde no sistema, podendo ser facilmente localizado na seção de downloads do telefone da vítima.

Qualquer pessoa pode baixar, instalar e utilizar o software, que permite definir números personalizados de "gatilho". Há também um manual disponível na página, que explica detalhadamente seu funcionamento e instalação, inclusive com imagens.

A plataforma BlackBerry era considerada relativamente segura até então, e seus usuários ficaram desatentos quantos aos possíveis perigos tecnológicos. Para proteger os aparelhos da invasão, o US-CERT recomenda a ativação de uma senha para evitar o acesso de terceiros, e apenas fazer o download de softwares de fontes confiáveis.
Porém, a dica nem sempre protege contra ataques de espionagem: recentemente, uma operadora de telefonia móvel nos Emirados Árabes Unidos, Etisalat, tentou enviar uma atualização de sistema operacional a seus 100 mil clientes BlackBerry. Pouco tempo depois, após reclamações da própria RIM, fabricante do aparelho, descobriu-se que o patch na verdade era um spyware governamental.
Digg it StumbleUpon del.icio.us

0 comentários:

Postar um comentário

poste aqui seus comentarios

 
Copyright 2010 Hacking The World